terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Código da reciclagem: reciclar é respeitar



Aproxima-se o fim do ano e de cada um projecta mudanças na sua vida, principalmente de comportamentos. Uma dessas mudanças urgentes é passarmos a ter uma vida mais coerente com a protecção ambiental e o respeito pela Natureza (uma visão Sámkhya). Se todos fizermos o que nos compete, como rever comportamentos consumistas e reciclar mais, agradecemos todos nós e principalmente a Terra.



Assim, aprenda a colocar o papel e o cartão no ecoponto azul, porque todos os anos cerca de 2500 toneladas de papel e cartão acabam no ecoponto errado. Separe correctamente o papel e o cartão, visto que cada embalagem de cartão é 100% reciclável se for colocada no ecoponto azul. Passe palavra e o planeta agradece!
António Pereira

2 comentários:

Sofia disse...

Olá Professor,

Já vi várias pessoas com a ideia errada que deveriam colocar os pacotes de leite, sumos etc., no ecoponto azul junto com o papel. Penso até, que esta informação foi passada erradamente durante algum tempo por entidades oficiais.
Sendo assim devemos colocar no ecoponto amarelo (das embalagens):
Todo o tipo de embalagens de plástico,
Sacos de plástico limpos;
Esferovite limpa;
Invólucros de plástico;
Embalagens de cartão para alimentos líquidos (pacotes de sumo, leite e vinho);
Copos de plástico;
Embalagens de metal ferroso (conserva de alimentos);
Embalagens de metal não-ferroso, ou seja alumínio (latas de bebidas e conservas);
Tabuleiros de alumínio;
Aerossóis vazios;
Embalagens de margarina, manteiga ou banha

Cheila Saldanha disse...

Coincidência ou não,as cores do ecoponto são as cores que o globo terrestre apresenta: azul do mar, o amarelo acastanhado da terra e o verde da vegetação. Proteja o azul, o amarelo e o verde para que continue a haver as mesmas cores no mundo em que vivemos. Para quem não está habituado é complicado, mas faça nem que seja apenas o papel, que é o mais fácil e o que há em mais abundância. Se arranjar um amigo com que partilhe esta actividade, sempre fica mais interessante. Beijinho grande*