quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Frutos de Inverno


Estava aqui no Espaço Lifestyle, a preparar com uma guru-sêviní, castanhas  para dar-lhes o corte a meio e cozê-las com canela e erva doce (outra possibilidade seria assá-las), quando dei por mim a pensar como este fruto é tão bom, mas dá tanto trabalho a preparar e depois a tirar a casca para se poder comer.

Assim, lembrei-me doutro fruto de Inverno que também é muito bom mas dá uma trabalheira e nesta associação de ideias comentei com a nossa aluna e amiga, como a Natureza foi sábia, ao criar dois frutos de Inverno muito bons e ambos difíceis de preparar e comer, como a castanha e a romã.
Seria uma forma da Natureza nos deixar entretidos no Inverno, para não sairmos de casa e não apanharmos frio, devido a demorarmos tempo a comer estes frutos tão saborosos e nutritivos e desta forma também se estimula o convívio.



A castanha foi de extrema importância na alimentação dos portugueses e no século XVII constituía um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, substituindo em muitos casos o pão ou as batatas. Este fruto têm cerca do dobro da percentagem de amido das batatas, é rico em vitaminas C, B6 e uma excelente fonte de potássio.



Quanto à romã, é um poderoso hidratante e antioxidante, existindo evidências de que a ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa (sim, tudo junto!) ajuda a controlar a pressão arterial, a reduzir o colesterol mau (LDL), prevenindo o cancro da mama e da próstata, já que desde 2001 estão comprovados os seus efeitos sobre a pressão e o colesterol.

Um simples acto de preparação de um fruto leva-nos a pensar em várias coisas diferentes mas associadas e a obter um pouco mais de conhecimento sobre dois frutos de Inverno. Bem, vou comer as castanhas cozidas!
António Pereira






2 comentários:

Pena disse...

A proposito das Romãs... Vejam :)

http://www.wimp.com/pomegranateextraction/

sandra disse...

... e eu a pensar que tinha descoberto a junção de canela e erva-doçe! Experimentei há pouco tempo e fica fantabulástico!!! Afinal aqui estava a dica já há um ano :)
Vou espreitar sobre as romãs!
Até já!!!