sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ideias interessantes de um escritor


Recentemente li uma entrevista com o escritor e jornalista Mário Zambujal da qual retirei algumas ideias e conceitos interessantes que merecem alguma reflexão.

Por exemplo, sobre a escrita e as diferenças de o fazer para rádio, televisão, jornais ou livros, em que Mário Zambujal diz algo curioso como:

"O ouvinte de rádio ou o espectador de tv não são donos do tempo, este pertence a quem emite. O leitor de jornais ou livros é dono do tempo: pára a meio, volta atrás, vai à frente. Isso é uma coisa extraordinária."

Daí a importância de lermos mais e mais diversificadamente para podermos alargar os nossos horizontes de conhecimentos e consequentemente a liberdade individual.


E sobre a liberdade do escritor, afirma: "...tem a liberdade de escrever e a liberdade de pensar, e a liberdade de escrever aquilo que pensa. E nós temos que ter a liberdade de aceitar ou recusar. Isto sem rancores."

Para finalizar, sobre a dificuldade de se respeitar aqueles que pensam de forma diferente: "Há sempre um litígio com o outro que pensa diferente. Talvez porque nunca se tenha aprendido, verdadeiramente, esse respeito."

Termino com outra frase interessante: "A ideia de vencer o medo é algo que nos deve acompanhar." No sentido de termos sempre a coragem e a capacidade de vencer o medo e podermos ir mais além.
António Pereira

0 comentários: