quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ontem foi dia de feriado


Ontem foi mais um dia de feriado, daqueles em que apetece ficar em casa a trabalhar no computador, a ler,  a escrever, a arrumar coisas, a ver televisão, ou sair para dar um passeio com o Shiva Lindo (o meu cão), ou ir até ao rio contemplar as águas do Tejo, ou ir ao cinema, estar com a família ou com os amigos, e muitas mais coisas.

Nestes dias geralmente, devido a termos pouco estímulo muitas vezes surge-nos uma vontade enorme de comer e particularmente de comer coisas menos saudáveis, como forma de atenuar o tédio e a sensação de estar simplesmente a curtir o não fazer nada, ou seja o ócio, o prazer de nada fazer.

Por isso muitas vezes, quando vamos ao cinema caímos na "tentação" de comer um "balde" de pipocas e precisamente sobre elas, li ontem uma notícia que achei interessante partilhar aqui.

Na realidade não é algo que já não soubésses intuitivamente, mas agora é reforçado pelos dados da investigação científica do Centro dos Estados Unidos da América, para a Ciência de Interesse Público.

Um balde grande de pipocas equivale a 1.200 calorias e não a 960 como dizem e é semelhante à ingestão de 3 hambúrgueres. A cobretura de manteiga aumenta mais 130 calorias e a embalagem pequena é de 630 calorias e 34 gramas de gordura saturada.

Bem, não quer dizer que deixemos de comer uma vez ou outra quando formos ao cinema, mas já temos a informação sobre o resultado e talvez possamos optar por uma embalagem mais pequena dividida com os amigos ou melhor ainda escolher para comer algo mais saudável.

Acredito que da próxima vez que for ao cinema e pensar em pipocas, também se vai lembrar de mim e deste post. Bom cinema!
António Pereira

9 comentários:

Sofia disse...

Xiii! Lá vamos nós arranjar uma alternativa às pipocas! Agora quando comer pipocas, lá me vou lembrar de si como o portador desta gorda noticia como me lembro do Heberson sempre que olho para gomas, pois ele foi que me alertou que estas contém gelatina (de origem animal)... snif, snif :)

Prof. António Pereira disse...

Eu não disse que não se poderia comer, mas talvez com alguma moderação e só de vez em quando, ou escolher outra alternativa.

Filipa Loureiro disse...

Ontem à noite liguei-lhe para dar um beijinho. Já sei porque não atendeu....estava no cinema a comer pipocas :-)
Aqui em Paris não foi feriado.
Tem estado muito frio e chuva! As ruas começam a ficar brilhantes com as luzinhas da decoração de Natal. Está bonita a cidade.
Beijinhos
Filipa

Sofia disse...

Eu não disse que ia deixar de comer. Vou é me recordar desta informação para comer com ainda mais moderação e tentar arranjar uma alternativa para comer ainda menos vezes... Mas foi uma informação snif, snif! :)

Cheila Saldanha disse...

Então, dado que não como hamburguers, há que reforçar o corpo com pipocas! Ehehehe...

Prof. António Pereira disse...

É uma questão de perspectiva! Contudo, convém seguir sempre o preceito moderador de nem tão ao mar, nem tanto à terra. Isto é, comer de vez em quando umas pipocas com moderação, se apetecer. Beijinhos

Ana disse...

É isso mesmo, utilizar sempre o bom-senso! E ainda que se opte por um grande balde de pipocas, uma vez por outra, porque não compensar com exercício físico regular;) mexer o rabiosque só faz é bem ;)

pedro disse...

Outra alternativa ao ficar em casa ou ir ao cinema é ir á aula de treino de ásana que decorreu tambem nesta 3ªfeira de feriado e quando terminar, acreditem que devoram 3 baldes dos grandes cheios de pipocas, 2 colas e umas quantas gomas (sem aditivos de origem animal) e não vão ficar a pensar que vos faz mal. Just kidding!:)

Prof. António Pereira disse...

Pois é Pedro, essa é outra opção treinar ásana durante algum tempo e com permanência, mas no final pode dar alguma fomeca, mas deveria regularizar o apetite. Porém, é a energia da idade e da prática a mexer com as hormonas.