terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Um dia de Feriado Nacional!


Hoje, 1º de Dezembro, é dia do Feriado Nacional que assinala a Independência de Portugal relativamente a Espanha.

Após termos perdido a batalha de Alcácer-Quibir, no Norte de África, onde o Rei D. Sebastião desapareceu, dando azo a um dos grandes mitos messiânicos da História de Portugal. Na sequência da perda do Rei, Portugal perde também a Independência durante seis décadas, em que fica privado de Rei natural e sob o chamado "domínio filipino" do Reino de Espanha.

Finalmente, no 1º Dezembro de 1640, vários nobres revoltam-se levando à instauração no trono de Portugal do Duque de Bragança, como D. João IV, dando início à quarta dinastia - Dinastia de Bragança.

Alguns factos históricos, mas de extremamente importância para entendermos e percebermos melhor a nossa nacionalidade e as particularidades do nosso país.

Num dia chuvoso, como o de hoje, podemos aprofundar melhor este tema ou ficar a trabalhar e ler em casa, ou ver televisão, dormitar, ir ao cinema, enfim algumas possibilidades para passar um Feriado chuvoso.
António Pereira

1 comentários:

Cheila Saldanha disse...

Pessoalmente acho que os feriados são vividos mais no sentido de "Fixe! Menos um dia de trabalho!" do que a lembrança ou vivência da sua carga histórica. Graças à história, hoje pude adiantar trabalho que tinha de ser feito. E não quero ser desmancha prazeres, é apenas algo que observo e, de alguma forma, reproduzo...!