terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Uma livre pensadora!



Na sexta-feira passada fui ver o filme Ágora, que aborda os últimos dias do Império Romano e da Biblioteca de Alexandria e particularmente da sua última guardiã, a filósofa Hipatia (Hipácia), uma livre pensadora que dominava várias áreas do saber (ver post anterior sobre este assunto) e que devido às suas fortes convicções, nos valores da liberdade de pensamento, foi perseguida e barbamente assassinada pelos fundamentalistas cristãos.

Recomendo vivamente o visionamento desta obra de arte cinematográfica e a posterior reflexão sobre a intolerância à diferença, à liberdade de valores, convicções e ideais, e sobre a perseguição que as mulheres têm sofrido ao longo de séculos, principalmente as que demonstram iniciativa e independência de carácter.



Infelizmente, este tipo de situações ainda ocorrem nos dias de hoje, mais vezes e mais perto de nós do que julgamos, assim como a falta de coragem em lutar pelos ideias e pela liberdade de pensamento.

Resta tornarmo-nos exemplos vivos de coerência dos nossos ideais, para motivarmos e inspirarmos  muitos mais com o nosso comportamento, a se tornarem semelhantes na luta e defesa do livre pensamento.
António Pereira

2 comentários:

pamita star disse...

livre pensar....sempre!!
(O blog, além de lindo, está interessantíssimo. Beijinhos. Fátima)

Sandra disse...

Já tinha conhecimento do filme, mas agora, depois desta sua exposição sobre o mesmo não irei perder a oportunidade de o ir ver.
Adorei o blogue.