terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Como ser excelente



Muitas vezes pensamos como as pessoas de sucesso, as que são competentes naquilo que fazem, podem ser melhores que os outros, mesmo sem terem muitas vezes algum diferencial vísivel. Talvez um pensamento de um grande sábio grego, nos dê alguma luz sobre essa questão:

"Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito."   Aristóteles

A excelência alcança-se pela forma sistemática com que repetidamente efectuamos algo, até ficarmos realmente bons naquilo que fazemos

Parece que existem estudos que comprovam isto, concluindo que a pessoa que repete algo sistematicamente mais de 10.000 horas (não tenho a certeza se é esta quantidade de horas), torna-se um virtuoso ou uma pessoa altamente qualificada e competente nessa função.

Diz-se que os Beatles quando começaram a ser notados e foram lançados para se tornarem no êxito que foram, já tinham tocado mais de 10.000 horas.

Se realmente queremos ser bons em algo, temos de o fazer repetidamente, até isso se tornar um hábito e alcançarmos um nível de perfeccionismo que nos torne excelentes.
António Pereira

4 comentários:

Luísa Sargento disse...

Boa dica!!!

Nocas disse...

Um beijinho grande desta nova seguidora do blogue! Vou tornar-me excelente a ler os teus posts! Ana Abade

Cheila Saldanha disse...

10.000 horas? Isso corresponde, aproximadamente, a 417 dias, isto é pouco mais de um ano! Então, se eu trabalhar, arduamente e olheirasmente, nos próximos 400 dias, de hoje a um ano serei uma mulher de sucesso!
EHEH...mas ainda me falta disciplina, assim talvez demore apenas mais uns pequenos diazinhos!

Pena disse...

Cheila não sei que contas fizeste mas pela minha matemática a 8h por dia são 1250 dias... sendo que só uns 300 (sem férias e com um dia por fim de semana) dias por ano é que são úteis dependendo este numero de vários factores...tens algo mais de 4 anos pela frente de trabalho :) o que sendo bastante mais que as tuas contas não me parece ainda um número tão grande para se ser excelente :)
Será que já me posso considerar um expert a dormir? Já levo muito mais de 10.000h de pratica profunda! :P