sábado, 6 de fevereiro de 2010

Fazem trinta anos...


Em Fevereiro deste ano, fazem trinta anos que se iniciou a História que marcou e transformou a Vida de muita gente.

Em 1977, com 16 anos, António Pereira (futuro Prof. de SwáSthya Yôga) e mais dois amigos compram a 3ª edição do Prontuário de Yôga Antigo, do Mestre DeRose, na Livraria “Centro do Livro Brasileiro”, na Rua do Ouro, quase em frente aos armazéns Grandella, em Lisboa. 

1980 - Em Fevereiro desse ano, o Mestre DeRose, vindo da Índia, dá pela primeira vez em Portugal, um curso de SwáSthya Yôga, no Budôkan de Cascais, a convite do Mestre de Aikidô, George Stobbaerts.

Nesse curso participam António Pereira e mais dois amigos, sendo no total umas 30 a 50 pessoas. Um desses participantes é António Manzarra Miguel que já se correspondia com o DeRose.

No final do curso, cerca de oito pessoas, António Pereira e os seus dois amigos, Eduardo e Anibal, Manzarra Miguel, Jorge Veiga, Xavier, Luisa e outros, ficam substancialmente interessadas em manter um contacto mais assíduo com o Mestre DeRose e iniciarem em conjunto, a prática do SwáSthya Yôga.

Por ser o mais experiente e com mais maturidade, Manzarra Miguel fica incumbido pelo Mestre DeRose, após prestar um exame prático, de ministrar as práticas de SwáSthya Yôga para o grupo.

Assim, durante o resto do ano de 1980 e 1981, este grupo inicial de praticantes de SwáSthya Yôga pratica na casa de Manzarra Miguel, ao mesmo tempo que se preparam para prestar exame como instrutores e organizam os cursos do Mestre DeRose, para Fevereiro de 1981 e a sua divulgação junto da imprensa. (continua)
António Pereira

1 comentários:

Mafalda Vilhena disse...

Querido Professor,

Fiquei espantada ao saber que já são 30 anos do SwáSthya em Portugal!É realmente um número de peso!

Muitos Parabéns por esses 30 anos de SwáSthya e pela paciência e preserverança que tem tido para perseguir e implementar um ideal tão Nobre!
Se não fosse o Professor, muitos dos mais jovens, como eu, não tinham tido acesso a tão bela filosofia.

Um profundo obrigado por tantos ensinamentos tão preciosos!

Muitos Beijinhos e que os próximos 30 sejam ainda melhores