terça-feira, 16 de março de 2010

Passeio, Pensamentos, Reflexões e Convívio...


No domingo passado tivémos um excelente Passeio a Sintra, com alunos e Instrutores do Espaço Lifestyle, para visitarmos a Exposição sobre a Vida de Gandhi, no Museu de Arte Contemporânea - Colecção Berardo, que me tinha sido aconselhado pelo meu amigo e colega Prof. Luis Lopes.

Aproveitámos esta iniciativa para depois almoçarmos no bom restaurante indiano em Sintra, passearmos um pouco pela cidade, antes de voltar a Lisboa e irmos ver o filme Invictus, sobre um episódio da vida de Nelson Mandela e assim podermos fazer um paralelismo entre as vidas de Gandhi, Mandela e DeRose.

Da exposição retirei dois pensamentos que gostei bastante, um de Gandhi e outro sobre ele:

"No meio da morte, a vida persiste. No meio da mentira, a verdade persiste. No meio da escuridão, a luz persiste." Gandhi

E sobre Gandhi:

"Mostrou-nos o perigo que resulta de tanta bondade."  George Bernard Shaw

Na exposição vimos um pequeno e excelente vídeo que já conhecia e que é extremamente curioso e interessante.


Contudo, Gandhi tem muitos pensamentos profundos que fazem ponte de ligação com pensamentos e conceitos de DeRose e de Mandela. Deixo aqui alguns para reflectirmos um pouco e numa outra altura abordaremos outros.

"A verdadeira educação consiste em evidenciar o melhor em nós mesmos." Gandhi

E DeRose diz:

"Mestre não é uma pessoa sem defeitos. É uma pessoa que se esforça por superá-los." 

"O Yôga é uma filosofia perfeita exercida por pessoas imperfeitas." Mestre DeRose

E Nelson Mandela afirma:

"Não sou um santo, mas apenas um pecador que continua a tentar." (Curioso ver a relação com o pensamento sobre o Yôga de DeRose e outro de Gandhi semelhante a este.)

"Se queres estar em paz com um inimigo trabalha com ele. Nessa altura ele torna-se teu parceiro." Nelson Mandela

Este reflecte um esforço sobre si próprio (tápas) ou auto-superação e uma melhor gestão das emoções. Impressionante como este Homem esteve preso quase 30 anos, tendo feito uma verdadeira mudança interna que aplicou na vida, exemplo que ganhou uma maior dimensão quando foi libertado.

O filme Invictus tem excelentes exemplos deste Grande Homem, tornando-o um filme de culto para se rever periodicamente, principalmente quando acharmos que os nossos problemas são enormes e compararmos com os que ele viveu.

É importante fazermos estas ligações entre Grandes Homens e Mulheres ao longo do tempo e vermos como os seus ensinamentos, verdades e exemplosd e vida são muito semelhantes.

Boas auto-superações, mudanças internas e reflexões!
António Pereira

0 comentários: