segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um retorno no tempo...


Hoje tive uma experiência de retornar no tempo, até à época dos Imperadores Romanos e viajar desde esse período até aos nossos dias.


Encontro-me em Roma, onde vim acompanhar o Comendador e escritor DeRose, na inauguração da Unidade Parioli do nosso colega Carlo Mea e simultaneamente fico mais alguns dias para fazer parte da banca examinadora dos futuros instrutores italianos do Método DeRose, no próximo fim-de-semana.

Assim, aproveitei a tarde de hoje para me aventurar um pouco mais pela cidade, para senti-la e vê-la no seu interior, simplesmente caminhando pelas suas ruas, ao mesmo tempo que parava para contemplar séculos de história personificada em pedras e vestígios de uma arquitectura remota, das raízes da cultura romana.


Observei um "homem estátua" fora do habitual que encontrou o seu diferencial numa criatividade fora do normal e me fascinou ao ponto de ficar a observá-lo cerca de 45m, sem ele mexer alguma parte do corpo, além das sobrancelhas quando lhe deixavam algumas moedas no potezinho.



Vi o Coliseu de fora, assim como o Fórum Romano, estive na Fontana di Trevi e noutras praças, atravessei ruas e caminhei por ruelas onde me senti, em Lisboa, Madrid e noutras cidades com toque mediterrânico e medieval que ainda não conheço, mas sinto vir a conhecer um dia.


Terminei sentado na escadaria da Scalinata di Spagna, onde costumam fazer desfiles de moda transmitidos para as televisões de todo o mundo, por onde já desceram modelos lindíssimas, junto à Piazza di Spagna e de frente para a Via del Corso, rua cheia de lojas dos estilistas mais famosos.


Agora que fiz o balanço de um dia cheio de sensações, emoções e caminhadas, preparo-me para amanhã entrar no Coliseu e no Fórum e mais num dos vários locais históricos que enchem esta cidade, à qual tenho a certeza que virei muitas mais vezes para degustá-la cada vez melhor e relembrar-me da minha Lisboa, como é tão linda e fantástica capital europeia.

Numa dessas próximas aventuras, espero poder trazer comigo um grupo de alunos e instrutores em viagem cultural de estudo, prazer e lazer.
António Pereira

5 comentários:

Carlos Cunha disse...

Que vontade de estar aí... Quem sabe em breve não conhecerei também essa cidade maravilhosa onde o nosso querido Carlo está a fazer um trabalho fantástico.
Abraço grande

Zélia Couto e Santos disse...

Eu quero ir :)

Etianette disse...

Eh! Muito fixe!
Para o ano também quero estar ai!
Beijinho :)

Romain Breton disse...

Olá Antonio, finalmente O tempo melhorou a Roma é como Paris.
Suas fotos são muito bonitas,
Beijinho

Eduardo disse...

Observar o forum de cima do palácio, para mim também gerou essa experiência e até emoção...o colosso que era a civilização romana.
Boa estadia e usufruto :)
Abraços