quinta-feira, 6 de maio de 2010

Para agir, necessitamos de pensar antes


Numa altura complexa, como esta, muitas vezes necessitamos de recorrer a pensamentos, ideias, realizações e experiências de outro tempos, para encontrar possíveis soluções de forma a agirmos da melhor forma.

Com esse objectivo, deixo aqui dois pensamentos importantes para se reflectir, de maneira a agirmos o mais correctamente possivel.

"Não se sai de uma situação de risco sem correr riscos." Maquiavel

"Nem toda a mudança é crescimento; nem todo o movimento é para a frente." Ellen Glasgow

É sempre bom encontrar ideias e pensamentos como estes que nos deixam a reflectir sobre a melhor actuação fase a uma situação complexa e arriscada.
António Pereira

2 comentários:

Cheila Saldanha disse...

Já no Rei Leão se ouvia "Mudar é bom!".
Claro que o objectivo é sempre que a mudança seja para a frente e proporcionalemente crescente.
Ora, mas como isso nem sempre pode ser controlado. A meu ver, qualquer mudança terá o seu retorno pretendido consoante a intenção e dedicação.

Mafalda Vilhena disse...

Olá Professor,

Gostei bastante do que disse e da sua selecção de frases.
Muitas vezes mudamos num sentido oposto ao pretendido, que pode ser mais nefasto, simplesmente porque a escolha ou escolhas que fizemos não eram as mais indicadas - apesar de estarmos convictos que na altura eram as melhores.
Por isso, acho que devemos aprender com os erros e tentarmos ser pró-activos e não reactivos, fugindo assim ao instinto inicial animal.
E assim voltamos a uma leitura importante, recomendada por si -"Quem mexeu no meu queijo"!
Contudo, tem-me acontecido muitas vezes o "queijo" mudar de lugar, porque eu também mudei e quando me apercebo disso, muitas vezes, fico com um enorme stress face a tantas modificações...
É por isso que também acho, que por vezes andar para trás poderá ser melhor, porque seguidamente, iremos dar um salto qualitativo maior - caso tenhamos aprendido com as falhas - rumo cada vez a uma maior consciência e auto-conhecimento (esperemos nós)!
Muitos Beijinhos