segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vida e Morte

                                                                             Lucas

Nascemos, vivemos e morremos, sempre com a única certeza que ao nascer iremos morrer um dia, mesmo que esse facto seja um tabú para muita gente, mas essa é uma realidade indissociável da vida e da Natureza.

Nestes últimos dias, com o nascimento do nosso sobrinho Lucas e a morte do actor António Feio e hoje do jornalista Mário Bettencourt Resendes, este tipo de reflexões caiem-nos na mente e fazem-nos pensar sobre a nossa vida, para onde vamos, para onde queremos ir, quem somos, e por aí adiante.

Isso leva-nos a reflectir numa frase que retirei de um livro:

"O nosso nascimento não é outra coisa senão um dormir e esquecer." Wordsworth, in Intimations of Immortality


Ao longo dos tempos Filósofos e Pensadores, dissertaram sobre a vida e a morte e o impacto desta na vida, como nos diz o grande filósofo da antiga Grécia, Sócrates:

"Ter medo da morte é apenas um outro modo de pensar que se é sábio quando não se é... Ninguém sabe, com relação à morte, se ela é realmente a maior benção que pode acontecer a um homem, mas as pessoas têm pavor dela, como se estivessem certas de que ela é o grande mal, e essa ignorância, que pensa que sabe o que não sabe, deve ser certamente a ignorância mais repreensível... e se eu fosse alegar que sou mais sábio do que o meu vizinho, a respeito de qualquer coisa, eu diria o seguinte... que não possuindo nenhum conhecimento verdadeiro do que vem após a morte, eu também estou consciente de que não possuo conhecimento algum a esse respeito." Platão, Apologia, in Sócrates

Aproveitemos bem todos os momentos da vida para que na hora da morte, olhemos para trás e o nosso balanço seja positivo.
António Pereira

2 comentários:

Lucas disse...

Oioii Titio!
Obrigada pela reflexão, obrigada por desde logo do inicio fazeres parte da minha vida!
Conto com o teu companheirismo, amizade, carinho, amor, xiii sei q é muita coisa q me vais poder enriquecer no meu dia a dia. É bom saber que posso contar c o teu saber, onhecimento e vivências para me tornar num ser humano cheio de amigos e valores!
bjinhos
Lucas

Prof. António Pereira disse...

Querido Lucas,

Será um prazer e uma aprendizagem acompanhar o teu crescimento e poder contribuir da melhor forma com conhecimento, sabedoria e muito amor para te ajudar a crescer da melhor forma e ajudar-te a ter uma vida realizadora e de sucesso. Beijos