sábado, 25 de dezembro de 2010

Sobre o sono



Estava a folhear um livro que comprei para fazer pesquisa sobre determinados assuntos, entre os quais o desse ritmo tão importante ao bem-estar e à qualidade de vida do Ser Humano - o sono.

Não o li ainda, mas somente folheei e passei os olhos por partes dele: "Bom Sono, Boa Vida" da Profª. Teresa Paiva, a médica responsável a nível mundial pelo primeiro Mestrado sobre sono. 

E, resolvi entrar no seu site: www.centrodosono.com


Portugal é um país em privação de sono: é o país da Europa, e talvez no mundo, onde as pessoas se deitam mais tarde (70% dos adultos deita-se depois da meia-noite) e acordam cedo, com horários de trabalho a iniciarem por volta das 8h-8h30. Em crianças e adolescentes, o problema acentua-se, sendo que vários estudos revelam privação de sono, sonolência excessiva ou um aumento de subsequentes problemas de saúde.Neste sentido, delineou-se um plano de acção a longo prazo com o objectivo de alertar para a situação e proporcionar uma educação sobre o sono ao público em geral e entre profissionais, assente na ideia “Durma bem, seja saudável”.  

Algo a que devemos reflectir mais neste final de ano e corrigir no nosso estilo de vida, adaptando ao nosso ritmo biológico e aos horários das funções profissionais que exercemos.

Durma bem e profundamente em 2011 e ganhe mais energia e vitalidade!
António Pereira 

2 comentários:

Susana disse...

E com bons sonhos! :)

Cris Aguiar disse...

Olá Profº Antonio,
Em março farei meu exame na Federação, estou estudando muito e resolvi que minha monografia será sobre Yôganidrá. Minha pesquisa está apenas no começo e este livro e site indicados foram muito apropriados para mim. Obrigada pelas dicas!
Beijinhos