sábado, 27 de fevereiro de 2010

É já amanhã!


Amanhã, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, a partir das 16 horas, Instrutores e alunos do Método DeRose estarão juntos para participarem na prática de SwáSthya que o Mestre DeRose dará, via transmissão directa de S. Paulo - Brasil, onde também estarão centenas de praticantes de vários pontos do mundo. 

Será o culminar das Comemorações do Dia do Yôga, dos 50 anos de Magistério do Mestre DeRose e dos 30 anos do SwáSthya Yôga em Portugal.

Um momento único, especial e inesquecível que muitos recordarão ao longo das suas vida pela prática e pelo convívio. Vamos participar todos com a disciplina, descontração e alegria que caracteriza os praticantes da Nossa Cultura.

Resta-me sugerir prudência, atenção e redobrados cuidados a todos os que vão do Sul para Gondomar devido aos alertas sobre o estado do tempo durante este fim-de-semana, para que retornemos todos bem a  nossas casas. Uma boa viagem e uma excelente prática.
António Pereira

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Para reflectir




Existem frases e pensamentos que simplesmente dizem tudo: 

"Mestre não é uma pessoa sem defeitos, é uma pessoa que se esforça por superá-los." Mestre DeRose

Pérolas de sabedoria condensadas, fazem-nos reflectir e aprofundar a visão da realidade, numa outra óptica. 
António Pereira

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Solidariedade com a Ilha da Madeira

www2.ctt.pt
A partir do dia 23/ Fevereiro, os CTT lançam uma campanha nacional de recolha de bens essenciais para envio para a Madeira, no âmbito do seu Programa de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, com aceitação em todas as 900 Estações de Correio do País.

Mais uma forma de podermos ajudar os habitantes da Ilha da Madeira, é disponibilizada pelos CTT através da recolha de bens essenciais nas suas Estações de Correio de todo o país. Colabore e participe!
António Pereira

Nas Comemorações do Dia do Yôga, apoie a Madeira

As comemorações do Dia do Yôga terão lugar no próximo Domingo, 28 de Fevereiro de 2010, às 15h00, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Em vista dos recentes acontecimentos trágicos que assolaram a ilha da Madeira, e fazendo jus à sua vocação cultural e filantrópica, a organização do evento e a Ordem do Mérito das Índias Orientais associaram-se à AMI-Assistência Médica Internacional, numa campanha de recolha de bens de primeira necessidade, que serão enviados às populações atingidas.

Apelamos à solidariedade de todos os participantes através da contribuição em géneros, os quais, no final do evento, serão reunidos e entregues nas instalações da Delegação Norte da AMI. 

De entre os bens de necessidade prioritária, destacam-se os de higiene pessoal, nomeadamente: sabonetes; esponjas; champôs; escovas de dentes; pastas dentífricas; lâminas e espuma de barbear; produtos de higiene feminina; toalhetes; algodão; cotonetes; produtos de cuidado para bebés (fraldas; loções hidratantes; etc.); entre outros.

A organização das comemorações do Dia do Yôga e a Ordem do Mérito das Índias Orientais agradecem antecipadamente a melhor contribuição de todos os participantes, na certeza de uma participação massiva e entusiástica. Desta forma, faremos a fusão perfeita entre os mais elevados ideais da solidariedade humana e a nobreza dos valores da cultura do Método DeRose, cuja proposta de aprimoramento individual e cívico visa tornar o ser humano num cidadão mais lúcido, interventivo e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia.

A todos desde já o nosso sincero agradecimento.
António Pereira

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um dia especial!


Relembro os interessados em participar na Aula do Método DeRose que será dada pelo Educador, Pensador e Filósofo DeRose, no domingo, dia 28, às 15 horas em Gondomar, no Pavilhão Multiusos, via directa de S. Paulo, que se devem inscrever quanto antes na sua Unidade do Nosso Método, para não perder a vaga e organizar-se quanto à deslocação. 

Esta será uma forma de comemorar o Dia do Yôga, o cinquentenário de magistério do Mestre DeRose e os 30 anos do SwáSthya em Portugal.

Os inscritos além de poderem fazer uma prática com o Nosso Mentor, ainda ganham um DVD da excelente entrevista "Conversas com Rumo", feita pelo jornalista da RTP, António Mateus, em Abril de 2009. Participe! Contamos com a sua presença.
António Pereira

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um concerto intimista


Na sexta-feira, dia 22 de Fevereiro, às 22 horas, na Unidade Marquês de Pombal,  haverá um concerto acústico com a banda Sankalpa, que irá lançar o seu 1º CD. Não perca esta oportunidade de ouvir ao vivo e em formato acústico esta banda constituída por Instrutores do Método DeRose e com uma sonoridade particular e de um grande profissionalismo.

Os Sankalpa, desde a sua criação até à edição do seu 1º CD têm feito vários concertos ao vivo, por todo o país melhorando sempre e desenvolvendo um som muito característico do seu projecto. Além de ser um momento para ouvir boa música e levá-la para casa adquirindo o CD, será também mais uma oportunidade para conviver em bom ambiente.
António Pereira

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Faltam poucos dias...

Faltam poucos dias para o culminar das Comemorações do Dia do Yôga que se celebrou no dia 18 de Fevereiro. Não perca a prática dada pessoalmente pelo Mestre DeRose, desde S. Paulo, Brasil, por transmissão directa. Inscreva-se na sua Unidade do Método DeRose!
António Pereira

O tempo correu

Hoje o tempo correu mais do que eu. Foi um dia corrido, mas sem ser muito produtivo. Um dia como muitos outros, mas um pouco diferente de alguns. Ao início da noite espero poder conseguir fazer algumas das coisas que necessitava de finalizar hoje. Amanhã, será um novo dia, com novos desafios!
António Pereira

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sútras - Máximas de lucidez


Desde sempre os Grandes Sábios, usaram frases curtas e concisas para dizerem muita coisa. Isso é o caso do conceito de sútra, no sânscrito.

Sútra, em sânscrito pode significar: 1. literalmente, fio, cordão; 2. aforismo, prosa mnemónica concisa, breve enigmática e sem comentários. Nesse formato está escrita uma grande parte dos textos do Hinduísmo; 3. no SwáSthya existem os sútras, dose de conhecimento desidratado intuídas por DeRose, especialmente na década de 60 e 70 do século XX, publicadas no livro Sútras, máximas de lucidez e êxtase (Ed. Afrontamento / Uni-Yôga), in Léxico de Yôga Antigo, de Lucila Silva


Desse livro apresentamos dois pensamentos de DeRose. O curioso é comparar máximas e conceitos de vários Pensadores, Filósofos, Educadores que em tempos e lugares diferentes expressam de maneira diferente ideias semelhantes, como DeRose, Gandhi e Mandela.

"Busca fora dos livros, dentro de ti." 

"A liberdade é o nosso bem mais precioso. No caso de ter de confrontá-la com a disciplina, se esta violentar aquela, opte pela liberdade."
De Rose, Sútras, máximas de lucidez e êxtase (Ed. Afrontamento / Uni-Yôga)

Por isso, Sútras, máximas de lucidez e êxtase, leva-nos a reflectir e tirar conclusões sobre aquilo que as máximas transmitem e a relação do impacto do  seu significado para nós. Boa reflexão!
António Pereira

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Um novo fim-de-semana


Mais um novo fim-de-semana, hoje com a Aula de Complementação Pedagógica, no Espaço Lifestyle e Aula Avançada da Federação de Yôga do Sul e Ilhas de Portugal, para Instrutores e alunos, a partir do grau de chêla, a ocorrer na Unidade da Amadora, a partir das 19:30.

Amanhã, um dia para descansar, ler, passear, ir ao cinema, visitar alguma das muitas exposições que se encontram em Lisboa e arredores, estar com a família a amigos, ou simplesmente vegetar sem fazer nada, somente recuperar as energias. Um bom fim-de-semana!
António Pereira

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Hoje Cinegourmet no Lifestyle


Hoje temos o nosso Cinegourmet, uma actividade mensal, onde degustamos uma agradável e requintada refeição sem carnes, confeccionada por um ou dois alunos ou instrutores da equipa, em ambiente descontraído e de saudável convívio. Os cozinheiros especiais serão dois dos Instrutores da nossa equipa: Carlos Cunha e Etianette Melo.


Depois iremos visionar um filme, que abordará a temática do karma e da sua mudança, pela simples alteração a nível de decisão ou de comportamento. Por isso não perca "Instantes Decisivos", um filme muito interessante. Sendo uma actividade aberta aos familiares e amigos, traga os seus convidados para conhecer melhor o nosso Espaço e o Método DeRose. Conto com presença de todos!
António Pereira

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Hoje é o Dia do Yôga!

Hoje comemoramos o Dia do Yôga, simultaneamente dia do Aniversário do Mestre DeRose, escritor, educador, filósofo e um dos grandes Mestres desta Filosofia de Vida, que marca com o resgaste do Yôga Antigo, através da sua sistematização na década de sessenta do século XX. 

Actualmente a codificação do Yôga Pré-Clássico, Proto-Histórico é registada no livro Tratado de Yôga, de DeRose.

Para assinalar este dia especial, estive hoje nos estúdios da TVI, a dar uma entrevista no Jornal da Manhã, às 9:30 e às 10 horas, na TVI 24, no programa Consultório.

Amanhã, dia 19, às 22 horas, serão apresentadas Coreografias, no City Lounge Cafe, na Av. João XXI, em Lisboa  e no dia seguinte, em Faro, no Columbus Bar.

As comemorações continuam na semana seguinte, agora mais a Norte, no dia 27 com uma Clean Party, no Espaço Alfaiate (Baixa do Porto), com os Sankalpa Band, Coreografias e Música com DJ.

Culminamos no dia 28 (domingo), com uma Mega Aula no Pavilhão Multiusos de Gondomar, ministrada pelo próprio Mestre DeRose, directamente de S. Paulo - Brasil, através de transmissão, para praticantes, alunos e instrutores de SwáSthya Yôga das Unidades de Portugal. 


Se quiser participar, inscreva-se o mais rápido possível na sua Unidade, com o seu Instrutor, porque existem poucas vagas. Estaremos todos juntos a participar neste momento histórico que assinala os 50 anos de Carreira de Magistério do Mestre DeRose e simultaneamente os 30 anos da introdução do SwáSthya em Portugal.


No ano passado foi um sucesso e uma emoção, estarem juntos em Gondomar mais de 200 praticantes de Portugal, com mais de 600 em S. Paulo, provenientes de todo o Brasil, Argentina, França, Itália, Inglaterra, EUA e de outros países, a praticarem um ády ashtánga sádhana orientado pelo Mestre DeRose.
António Pereira

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Uma surpresa engraçada!

Durante o mês de Janeiro, a equipa do Espaço Lifestyle planeou a remodelação de uma parte da nossa Escola que tinha sofrido nos últimos tempos uma mudança. Durante essa tarefa, com a ajuda de alunos guru-sêvins que colaboraram na remodelação fizeram-me uma surpresa engraçada, inspirada num programa de televisão. 
Adorei e por isso quis deixar aqui o seu registo. 
Divirta-se!



António Pereira

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dia do Yôga, dia 18 de Fevereiro


Na próxima 5ª feira, dia 18 de Fevereiro, comemora-se o Dia do Yôga, dia também de Aniversário do Mestre DeRose e de nascimento do grande Sábio Hindú, Ramákrishna que viveu no final do século XIX.

A Comemoração ocorrerá com uma prática dada pelo próprio Mestre DeRose, no dia 28, em S. Paulo, com transmissão directa, às 14horas, para Portugal, Gondomar, onde se reunirão praticantes, alunos e instrutores para praticarem todos juntos a aula dada pelo Educador DeRose. Informe-se nas Unidades do Método DeRose, como poderá inscrever-se!
António Pereira

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

50 Anos de Magistério e 30 anos em Portugal



O Mestre DeRose comemora este ano 50 anos de Magistério e 30 anos da introdução do SwáSthya, em Portugal. 

Durante este ano iremos ter vários acontecimentos comemorativos, sendo já alguns deles durante este mês, na semana do Dia do Yôga (18 de Fevereiro), data de Aniversário do Mestre e a Aula dada ao vivo em S. Paulo, com transmissão directa para Portugal, na qual podem participar todos os alunos e Instrutores das escolas do Método DeRose. Contamos com a presença de todos!

Veja a surpresa que ele preparou AQUI
António Pereira


Foi muito bom!


Ontem, ocorreu o 2º Olhares de Nyása, no Espaço Lifestyle, com a Profª Fernanda Neis. Foi muito bom! Foi espectacular! 


Agradeço a presença de todos e espero que da próxima ainda tenhamos mais assistência, porque são momentos únicos que valem a pena. Muito obrigado a todos e particularmente à Fê.
António Pereira

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Olhares de Nyása, com Fernanda Neis


Amanhã, 4ª feira, às 22 horas, no Espaço Lifestyle, iremos ter o 2º Olhares de Nyása, moderado por mim, que contará como convidada especialíssima a nossa querida amiga e colega Profª. Fernanda Neis, Vice-Presidente da Uni-Yôga e companheira do Mestre DeRose. 

Uma oportunidade a não perder, para conhecer melhor a Fê, saber como o Método DeRose entrou na sua vida, como se identificou com esta Cultura, entre muitos outros aspectos interessantes e importantes. Esta actividade é aberta aos alunos e instrutores de todas as Unidades da nossa Rede de Escolas. Conto com a presença de todos!
António Pereira

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Um grande exemplo de vida


Na 6ª feira, à meia-noite, no Porto, após o 1º dia do evento profissional DeRosePro 2010 fomos ver com um grupo de Instrutores e alunos, o fabuloso filme Invictus, para no final contarmos com alguns depoimentos do jornalista António Mateus que viveu in loco os acontecimentos relatados no filme e acompanhou Nelson Mandela durante vários anos.

Além do filme estar muito bem realizado, dentro da excelência que Clint Eastwood nos tem oferecido com os seus filmes, a história é fantástica e um impressionante relato de factos e princípios intemporais encarnados por Nelson Mandela, os quais tem ligações com o pensamento e forma de ser de outros grandes Pensadores, Educadores e Filósofos, como Gandhi e DeRose.

Fica aqui o desafio para irmos todos ver (ou rever) e debater este filme um destes dias, com um grupo de alunos e Instrutores, em Lisboa.

Como principal tema de reflexão: como foi ou é possível uma pessoa ter estado presa cerca de 30 anos e sair da prisão com um sentimento de reconciliação e perdão daqueles que o prenderam e humilharam durante tantos anos. Impressionante no mínimo!
António Pereira

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Fazem trinta anos...


Em Fevereiro deste ano, fazem trinta anos que se iniciou a História que marcou e transformou a Vida de muita gente.

Em 1977, com 16 anos, António Pereira (futuro Prof. de SwáSthya Yôga) e mais dois amigos compram a 3ª edição do Prontuário de Yôga Antigo, do Mestre DeRose, na Livraria “Centro do Livro Brasileiro”, na Rua do Ouro, quase em frente aos armazéns Grandella, em Lisboa. 

1980 - Em Fevereiro desse ano, o Mestre DeRose, vindo da Índia, dá pela primeira vez em Portugal, um curso de SwáSthya Yôga, no Budôkan de Cascais, a convite do Mestre de Aikidô, George Stobbaerts.

Nesse curso participam António Pereira e mais dois amigos, sendo no total umas 30 a 50 pessoas. Um desses participantes é António Manzarra Miguel que já se correspondia com o DeRose.

No final do curso, cerca de oito pessoas, António Pereira e os seus dois amigos, Eduardo e Anibal, Manzarra Miguel, Jorge Veiga, Xavier, Luisa e outros, ficam substancialmente interessadas em manter um contacto mais assíduo com o Mestre DeRose e iniciarem em conjunto, a prática do SwáSthya Yôga.

Por ser o mais experiente e com mais maturidade, Manzarra Miguel fica incumbido pelo Mestre DeRose, após prestar um exame prático, de ministrar as práticas de SwáSthya Yôga para o grupo.

Assim, durante o resto do ano de 1980 e 1981, este grupo inicial de praticantes de SwáSthya Yôga pratica na casa de Manzarra Miguel, ao mesmo tempo que se preparam para prestar exame como instrutores e organizam os cursos do Mestre DeRose, para Fevereiro de 1981 e a sua divulgação junto da imprensa. (continua)
António Pereira

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

2º Olhares de Nyása


Na próxima 4ª feira, dia 10 de Fevereiro, às 22 horas, teremos no Espaço Lifestyle, o 2º Olhares de Nyása, moderado por mim que terá como convidada especial a Profª. Fernanda Neis, vice-presidente da Uni-Yôga, professora do Método DeRose há vários anos e esposa do Mestre DeRose. 

Dentro da mesma perspectiva da tertúlia cultural iremos conversar sobre a identificação que a Fê (como é conhecida entre nós) sentiu quando mais nova para iniciar a sua prática, mais tarde o ensino desta Filosofia e outros aspectos da vida. 

Concerteza que iremos ter uma noite muito agradável e bem disposta, já que essa é uma das características da nossa convidada. Contamos com a presença de todos os instrutores e alunos das Unidades do Método DeRose, para abrilhantar esta Conversa de Identificação (nyása)!
António Pereira

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pensamentos


Na 6ª feira passada vimos o filme Gandhi e nesse mesmo dia, o nosso aluno Pedro Garcia emprestou-me um livro com pensamentos do Mahatma Gandhi dos quais tenho retirado profundo saber. Por esse facto quero deixar aqui algumas dessas máximas:

"Um ideal é uma coisa; viver de acordo com este é outra bem diferente... Pode dizer-se que temos um ideal apenas na medida em nos esforçamos por realizá-lo."

"Nós que procuramos a justiça devemos tratar os outros com justiça."

"Tens de ser a mudança que desejas ver no mundo."

Verdades profundas, ligadas às verdades que defendemos com o Método DeRose, a nossa Filosofia e que nos esforçamos por cada dia sermos mais coerentes, de modo a nos tornarmos um exemplo vivo dos seus conceitos e ensinamentos.
António Pereira

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Algumas ideias interessantes sobre a vida e a morte


É interessante e importante aprender, entender, alargar horizontes e perspectivas com pessoas de áreas diferentes de Saber, com profissões e experiências de Vida diversas, que ao exporem os seus pontos de vista, apresentam-nos ligações com a nossa sensibilidade e forma de pensar. 

Assim, escolhi algumas frases curiosas retiradas de uma entrevista, dada a uma revista pelo Dr. João Lobo Antunes, escritor, médico e neurocirurgião, no Hospital Santa Maria e Catedrático de neurocirurgia na Faculdade de Medicina de Lisboa.


"A pouco a pouco vamos percebendo que a aventura da vida não termina na morte. Porque a vida daqueles que cuidamos e que desaparecem se prolonga na nossa. Levamos até ao fim - gravadas na nossa memória - as recordações dos que connosco morreram e, deste modo, continuam vivos."

"Toda a Filosofia é aprender a morrer." Acrescento que será também aprender a viver melhor!
António Pereira