quinta-feira, 7 de abril de 2011

Crise=Oportunidade


Se houvesse uma altura especial para se ler um livro que nos enriquece em cultura geral e nos inspira para a mudança, seria este o momento mais adequado para ler e reler o livro Oportunidades Disfarçadas (Janelas de Oportunidade, na edição portuguesa), de Carlos Domingos.

"Este livro mostra claramente que são a crise, a dificuldade e o sofrimento que nos impulsionam. Em contrapartida, sabemos que em momentos de bonança e lucros crescentes, é comum os profissionais se acomodarem." Carlos Domingos, in Oportunidades Disfarçadas


O ideograma da palavra crise em chinês, também significa oportunidade o que no mínimo é curioso! Isso deve estimular-nos à acção, para mudar o karma (acção) da situação.

Como diz o conceito de karma, a melhor de mudar é agir, para repor um novo paradigma e renovar aquilo que estava estabelecido.


Remato com uma frase minha: "Conhecer melhor o passado, é conhecer a história do presente, para desenvolver e criar a história do futuro."
António Pereira

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom...realmente toda a fase de crise deve ser vista de um ponto construtivo, tentando encontrá-lo pelo menos... e ainda no último sat chackra de março ,que infelizmente o Professor não pôde estar presente, este assunto surgiu numa conversa, q realmente é nos momentos de crise que alguns conseguem criar ideias e oportunidades únicas, alguns daqueles que aproveitam as dificuldades como motor para ir mais além , procurar alternativas, outros meios e caminhos, de onde surgem e são criadas essas oportunidades.
obrigada e beijinhosss , tiffanie*

Prof. António Pereira disse...

Tiffanie,
É isso mesmo e o livro aborda tudo isso de uma forma bem alargada, abrindo a nossa óptica para outros paradigmas e realidades.
Beijinhos,
António Pereira

P.S.- Chakra em sânscrito, não tem "C" antes do "K" e consequentemente é a forma correcta de se escrever esse termo.

Marcio Okabe disse...

Excelente! Procurei "crise oportunidade" no Google Images e achei seu blog.
Assistindo o vídeo do TEDxTalks me lembrei que CRISE e OPORTUNIDADE são representados pelo mesmo caractere chinês.

Vejam o vídeo de Paul Gilding que fala sobre a CRISE (ou oportunidade) que enfrentaremos em poucos anos.
http://www.ted.com/talks/paul_gilding_the_earth_is_full.html

Abraços,
Marcio Okabe