segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um passeio cultural a um Museu único


Ontem o Espaço Lifestyle, realizou um passeio cultural com os seus alunos e familiares destes, ao Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. Este é o único museu no mundo dedicado à temática do azulejo, contendo no seu interior um pátio muito agradável para se estar a ler, tomar alguma coisa e trabalhar, além claro das exposições.

Foi uma hora e meia de visita guiada, pela história do azulejo em Portugal, a sua origem e evolução, as influências de outras culturas e as características muito próprias do toque português no desenvolvimento desta arte.


Recomendo a visita a este Museu que era um antigo Convento de freiras, o qual tem uma igreja, riquissíma em talha dourada, pinturas e azulejos azuis, mostrando o esplendor próprio do barroco português. No seu interior descobrimos a origem da célebre frase poupular: «ouro sobre azul»; advinda precisamente da junção abundante da talha dourada com os painéis de azulejos em azul e branco, dando um efeito lindíssimo. 

Vale a pena a visita e a divulgação deste Museu que aceita voluntariado para inventariar e ajudar na conservação dos azulejos do seu espólio, guardado em arquivo. 

Foram horas muito bem passadas!
António Pereira

3 comentários:

Susana disse...

Olá Professor,

Adorava ter ido, só para ver a vossa reação ao entrar na igreja. É linda!

Esse é outro dos tesouros, tal como a Ajuda, que eu e o Tomé divulgamos a amigos e familiares, pois apercebemo-nos que muitas pessoas não conhecem.

Vamos lá ver qual será a próxima proposta do nosso "adido".

Beijinhos,

Susana Sousa

Prof. António Pereira disse...

Olá Susana,
Realmente a igreja é esmagadora! Um tesouro cultural desconhecido da maioria dos portugueses e do mundo, provavelmente.
Fico com curiosidade sobre a próxima proposta do nosso adido cultural do Lifestyle.
Beijos,
António Pereira

Eduardo Saldanha disse...

Foi um passeio maravilhoso e com muitas curiosidades!
Um beijo