quinta-feira, 28 de abril de 2011

Viajar...

A ideia começou com esta frase: Viajar é ampliar aquilo que somos e podemos vir a ser. E tornou-se na seguinte:

Viajar é ampliar aquilo que somos e torna mais real aquilo que podemos vir a ser.
António Pereira

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Facebook mudou e não avisou ninguém.


Um alerta deixado pelo nosso colega Daniel Borges, no blogue do Comendador DeRose sobre alterações feitas no Facebook, que podem colocar em risco a segurança da sua conta e computador, pelo que reproduzo aqui e reforço para que transmita aos seus amigos e conhecidos.

O Facebook mudou e não avisou ninguém. Olhe para a barra de endereço URL (na parte de cima da tela). Se você vir “http” ao invés de “https”, a sua conexão NÃO ESTÁ SEGURA e pode ser HACKEADA. Clique em Conta – Configurações da Conta – Segurança da Conta, marque a opção de navegação segura e salve. O Facebook automaticamente mudou para configuração não segura! Faça um grande favor aos seus amigos: copie e poste."
António Pereira

Conselheiro Emérito do Método DeRose


Quero deixar aqui um pequeno esclarecimento, para aqueles que tenham ficado meio baralhados, sobre o facto de ter renunciado ao cargo de Presidente da Federação do Método DeRose de Portugal. 

Simplesmente deixei o cargo, mas não a instituição, antes pelo contrário, subi mais um degrau na hierarquia coroando trinta anos de profissão, visto o Conselho de Notáveis, estar acima do Colegiado de Presidentes de Federação. Fi-lo com a consciência de ter chegado o tempo, de poder oferecer o meu contributo de uma outra forma e simultaneamente dar o exemplo de que há um momento, em que é necessário proceder ao processo natural de renovação das pessoas nos cargos de responsabilidade, para melhorar o funcionamento da nossa Rede e, ao mesmo tempo, aproveitar a experiência daqueles que desempenharam abnegadamente determinadas funções, durante décadas de dedicação na educação, orientação e aconselhamento.


Na sequência fui empossado com o Título de Conselheiro Emérito, do Conselho de Notáveis do Método DeRose, o qual é constituído pelos ex-Presidentes de Federação mais antigos, que tenham passado esse cargo ao seu Vice, entrando dessa forma no Conselho de Notáveis, como Conselheiros Eméritos. 

Como o Conselho de Notáveis é recente, para já sou o primeiro e único Conselheiro Emérito, mas daqui a um certo tempo concerteza estarei acompanhado por alguns dos colegas, do Colegiado de Presidentes de Federação.


Desta forma, essencialmente serei Consultor e Orientador, pelo que poderei dedicar-me mais a outros projectos que contribuam, ainda mais para a expansão e divulgação do life style que o Método DeRose preconiza. 

Dentro desses projectos está uma maior focalização na Formação através dos meus Cursos, dentro das Escolas, nas Federações e nas Empresas; a escrita de livros de temática variada, tanto técnica como conceitual, entre muitas outras possibilidades.

Aproveito para comunicar que já registei e escrevi um livro de poesia com o título de Momentos Marcantes,  cujo manuscrito está nas mãos do meu Supervisor, Comendador DeRose,  para ser revisto e aprovado, para posteriormente poder ser editado o mais brevemente possível, enquanto simultaneamente  outros projectos de ordem variada estão em andamento. 
António Pereira

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Um exemplo de como o karma é tramado...

Deixo aqui um pequeno filme, que acabei de ver o no Facebook da minha amiga Catarina Candeias.


É um forma de mostrar, como o preconceito existe na nossa sociedade, mesmo escondido. É também um excelente exemplo de como o karma actua!
António Pereira

sábado, 23 de abril de 2011

Boa Páscoa!



Desejo a todos os visitantes do blogue, uma Feliz Páscoa!
António Pereira

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A simetria da vida

Vi um hoje um pequeno filme sobre, as simetrias que ocorrem na vida. Nele vemos como a vida é algo mágico e poderoso.



Onde acontece algo, noutro lugar está a decorrer alguma coisa semelhante, com outras roupagens e contextos.
António Pereira

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A importância de se preservar a memória


No início deste mês de Abril, escrevi um texto para o blogue da Federação do Método DeRose de Portugal, sobre a importância de se preservar a memória daqueles que nos antecederam, para daí recolhermos ensinamentos e sermos coerentes com uma tradição milenar que valoriza a experiência, conhecimento e a sabedoria dos mais antigos.

Daí ser importante conhecer a História, para preservar a memória e aprender com o passado, de forma a perceber melhor o presente, para assim podermos construir um futuro melhor para cada Instrutor e Escola.

Em 1977 iniciei a minha prática do Método DeRose, através da 3ª edição do Prontuário, até ao momento mágico de conhecer pessoalmente o Mestre DeRose, em Fevereiro de 1980, em Cascais, quando ocorreu o primeiro Curso no nosso país.

Durante este ano, celebro 34 anos de prática e vivência do Método DeRose, 30 de carreira e 50 de vida! Olho para trás e vejo o caminho que se trilhou a partir do nada, os Instrutores formados, as escolas erguidas, a legião de alunos e praticantes que conheceram e conhecem a nossa Filosofia, as dificuldades, as vitórias e conquistas alcançadas ao longo destes anos, através de muito sangue, suor, lágrimas, dedicação e muito, muito, muito trabalho, mas valeu e vale a pena continuar a lutar por um Ideal tão Nobre como o nosso, no sentido de dignificar ainda mais a nossa profissão e de nos realizarmos através dela.

Independentemente dos cargos e honras que se tenha alcançado ou venha a alcançar, é sempre bom de vez em quando olhar para trás e ver de onde vimos, para sabermos para onde queremos ir e ter a consciência ética e humana de agradecer, respeitar e acarinhar com palavras, mas principalmente com actos, aqueles que nos precederam: Mestre, Conselheiros, Presidentes de Federação, Directores de Unidade e Monitor(a), porque sem eles não estaríamos aqui.

Nesse sentido, é importante mudar a atitude de como encaramos as coisas, no sentido de gerar as mudanças que queremos concretizar, sempre com sentimento positivo, criação de arquétipos por meio de visualização e muito trabalho para poder alcançar os objectivos almejados.

Nessa caminhada devemos ter sempre presente na memória o passado, não de uma maneira saudosista e negativa, mas antes de uma forma positiva, generosa e enaltecedora das conquistas que foram fruto dos que nos antecederam e para as quais damos agora o nosso contributo.

Devemos estar sinceramente agradecidos, pelo trabalho realizado pelo nosso Mentor, pelo Director da Escola do Método onde aprendemos ou ensinamos e pelo nosso Monitor, pela paciência, dedicação e tolerância que tiveram e têm, para nos ensinar e educar dentro dos padrões de comportamento da nossa estirpe filosófica.

É património da Nossa Cultura valorizar o exemplo, o conhecimento, a experiência e a sabedoria dos mais antigos, daqueles que trilharam o Caminho antes de nós e que conhecem a maioria das “armadilhas” e provas que podemos encontrar ou ter de enfrentar durante a nossa caminhada.

Todos temos de perceber e sentir a importância de preservar a Memória, de perpetuar a herança cultural que foi depositada nas nossas mãos, impregnada pela necessidade de não deturpar esse conhecimento e de não cortar essa corrente, da qual fazemos parte e que somos os principais beneficiados, ao mesmo tempo que seremos prejudicados se a cortarmos, por desencadearmos uma reacção kármica.

Temos a responsabilidade de transmitir fielmente para a nossa geração e gerações futuras os Valores e Princípios de uma Tradição Ancestral que veio desde Shiva, até DeRose e dele, até nós.

Essa é a Herança de Shiva da qual devemos ser verdadeiros baluartes e paladinos de ética, elegância e coerência, assumindo os nossos compromissos, celebrados com o Juramento de Instrutores do Método DeRose.

Este trabalho só terá a luz da dignidade se for valorizado integralmente por cada Instrutor no seu coração, desde que cada um respeite e enalteça toda a sua linha sucessória, de si para trás. Só assim o ensinamento de cada um terá a força, poder e energia dos Mestres da Antiguidade! 
António Pereira

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Conselheiro Emérito, do Conselho de Notáveis do Método DeRose


No domingo, dia 17 de Abril de 2011, fui empossado formalmente pelo Comendador DeRose, com o Título de Conselheiro Emérito, do Conselho de Notáveis do Método DeRose.


Neste ano em que comemoro 30 anos de profissão como Professor, Formador e Consultor do Método DeRose, posso dizer que é uma grande Honra, receber este título, após ter desempenhado durante várias décadas o cargo de Presidente da Federação do Método DeRose.


Digamos que irá ser uma nova fase na vida e nesta área profissional, para me dedicar de uma forma mais exclusiva à escrita e à Formação, através dos meus Cursos e Consultoria pessoal e empresarial.


O meu profundo agradecimento ao Comendador DeRose, por tudo aquilo que me ensinou e com quem aprendo todos os dias e pelo privilégio de o ter como meu amigo. 

Aos colegas e amigos Prof. Luis Lopes, Profª. Fernanda Neis, Prof. Charles Maciel e a todo o Colegiado de Presidentes de Federação e aos Instrutores Eduardo Saldanha e Andrea Miguel Freitas, membros da Equipa do Espaço Lifestyle.

Um agradecimento muito especial às minhas amigas Anabela Abreu, Catarina Candeias e Mariana Rodrigues, por aquilo que me ensinaram para me aperfeiçoar e por me terem estimulado em querer ser uma pessoa cada vez melhor durante os anos que partilhámos mais intimamente. 

Agradeço também ao grupo de alunos que ajudam diariamente no Lifestyle e a todos aqueles que se cruzaram e conviveram comigo durante estes 30 anos de profissão, pelo importante contributo que deram para me tornar na pessoa e no profissional que sou hoje, como todos os alunos desde o início até agora, aos meus Monitorados, aos Instrutores que passaram pelo Espaço Lifestyle e a todos os que avaliei nos Exames da Federação e outros com quem privei durante estes anos e aos amigos e conhecidos.
António Pereira

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Amanhã é o dia!


Amanhã começa o DeRose Lisboa - 2011, com o Lançamento e autógrafos do livro Karma e Dharma - Transforme a sua vida, do Comendador DeRose que será precedido pela apresentação de Coreografias demonstradas por Instrutores do Método DeRose.

O livro Karma e Dharma - Transforme a sua vida, é um excelente livro para se ler e estudar neste momento complicado do país e iniciar as verdadeiras transformações que começam dentro de cada um, para se reflectirem no ambiente à nossa volta e, dessa forma contribuir para a transformação da sociedade portuguesa e do mundo.

Depois virão os Cursos para alunos e Instrutores e muito convívio! Será mais um acontecimento histórico do Método DeRose em Portugal que não se pode perder.
António Pereira

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A inocência


A inocência é pura, quando todos são inocentes. A inocência é impura, quando a maioria é culpada. Assim ingenuidade e maldade se separam como água de azeite ou como o que é limpo, se suja quando toca na imundície.

A saudável inocência, da pequena criança que habita dentro de cada um de nós, suja-se com a maldade daqueles que foram conspurcados pela ausência de ingenuidade.
António Pereira

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vida = risco

Viver é arriscar! Consequentemente, viver é errar e acertar, errar e acertar e isso constantemente, ao longo da vida.


(vídeo retirado do blog do DeRose: www.www.metododerose.org/blogdoderose/?r=blogdoderose/)

Quem nunca errou tendo consciência do erro, nunca conseguiu também acertar em direcção do sucesso!
António Pereira

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Crise=Oportunidade


Se houvesse uma altura especial para se ler um livro que nos enriquece em cultura geral e nos inspira para a mudança, seria este o momento mais adequado para ler e reler o livro Oportunidades Disfarçadas (Janelas de Oportunidade, na edição portuguesa), de Carlos Domingos.

"Este livro mostra claramente que são a crise, a dificuldade e o sofrimento que nos impulsionam. Em contrapartida, sabemos que em momentos de bonança e lucros crescentes, é comum os profissionais se acomodarem." Carlos Domingos, in Oportunidades Disfarçadas


O ideograma da palavra crise em chinês, também significa oportunidade o que no mínimo é curioso! Isso deve estimular-nos à acção, para mudar o karma (acção) da situação.

Como diz o conceito de karma, a melhor de mudar é agir, para repor um novo paradigma e renovar aquilo que estava estabelecido.


Remato com uma frase minha: "Conhecer melhor o passado, é conhecer a história do presente, para desenvolver e criar a história do futuro."
António Pereira

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pensamentos das férias de 2010


Hoje ao folhear o meu bloco de notas, quando procurava um texto extraído de um livro, que pretendia colocar aqui no blogue, fui surpreendido por algo que escrevi em 4 de Setembro de 2010, na Praia Verde, no Algarve.

A Praia Verde, é uma praia lindíssima que marcou a minha adolescência e onde já não ía pelo menos desde 1983, tendo retornado no Verão de 2010, pela iniciativa dos colegas e amigos Flora Marçal e Nuno Jacob.

Aqui ficam essas ideias trazidas pelas ondas do mar e pelo vento:

Mergulho  profundamente
Nas águas da memória
De outros tempos de juventude.

Sonhos de areia
Construídos sobre ingenuidades
Contemplo deste momento.
Ao vislumbrar os fantasmas
Presentes neste lugar
Desses outros tempos.

Uma nostalgia sorridente
Enche-me saudavelmente
Com a saudade
De um tempo decorrido 
Noutra juventude.
António Pereira

segunda-feira, 4 de abril de 2011

É já para o final da semana que vem!


No final da próxima semana, teremos em Lisboa o Comendador DeRose. Alunos, instrutores e simpatizantes não podem perder este momento marcante do Método DeRose, em Portugal!

Para ter uma ideia de como vai ser o DeRose Lisboa 2011, fica aqui uma pequena amostra de um dos momentos altos do  ano!


Este ano no sábado, dia 16 de Abril, às 10 horas, na Universidade Lusófona, teremos uma prática do Método DeRose, dada por mim em conjunto com o Prof. Luis Lopes e a partir das 15 horas a presença o Comendador DeRose falará sobre uma Alimentação Inteligente.

Não perca este momento! Informe-se e inscreva-se na sua escola do Método DeRose, em Portugal. Vamos fazer deste evento, um acontecimento ainda maior com a presença e apoio de todos os alunos e Instrutores das Unidades!
António Pereira