quarta-feira, 31 de agosto de 2011

É bom estar de volta!


As viagens enriquecem-nos com aquilo que vivemos durante  a sua duração. Viajar faz-nos bem, renova-nos e areja a alma. Em cada viagem redescobrimo-nos sempre um pouco mais e ficamos mais leves e ao mesmo tempo mais completos.

Talvez por isso e muito mais, seja tão boa a sensação que nos assola quando regressamos a nossa casa, ao nosso país e à cidade onde vivemos e sentimos ser o nosso lugar, aquele onde temos coisas a fazer e no qual nos realizamos mais, sentindo-nos inteiros.

Ao estarmos de volta podemos relembrar com saudades os momentos, as peripécias e os acontecimentos que nos marcaram e os amigos que fizémos ou revimos, deixando lá um pouco de nós e trazendo também connosco um pouco de cada um.

Por isso é muito bom viajar para saborear a chegada a Portugal e a Lisboa, uma das cidades mais bonitas do mundo!
António Pereira

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

De volta, mas antes...


Estou quase de partida para o aeroporto Internacional de Guarulhos, em S. Paulo, onde apanharei à noite o voo que me levará de volta a Lisboa.

Porém antes de ir, não poderia deixar aqui o meu agradecimento à Professora Nina de Holanda, Presidenta da Federação do Método DeRose de S. Paulo e organizadora do DeRose Festival - S. Paulo, pelo convite para participar como ministrante desse evento.

Agradeço-lhe todo o apoio durante a minha estadia nesta cidade fantástica e pela organização do Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico, realizado ontem na Federação e cujo sucesso se deve também ao trabalho de divulgação do Instrutor Walmir Rezende Correa, da Unidade Moema.


O meu agradecimento também aos Professores Fabio Euksuzian e Gustavo Oliveira, directores das Unidades Vila Olímpia e Vila Mariana, respectivamente, por terem organizado uma aula e o Curso O Autoconhecimento nas Relações Humanas, ocorridos neste sábado passado.

No final, advém uma sensação de missão cumprida, de realização pessoal e de prazer por tudo o que vivenciei e aprendi durante esta viagem. Até breve S. Paulo e querida egrégora desta cidade!
António Pereira 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amanhã começa a mini-maratona de Cursos


Este fim de semana, começo a minha mini-maratona de aulas e Cursos em S. Paulo, antes de voltar na 2ª feira, para Lisboa.

Assim amanhã, sábado, às 10 horas darei um ashtánga sádhana, na Unidade Vila Olímpia, do Professor Fabio Euksuzian. Depois terei almoço e a partir das 15 horas, irei dar o Curso O Autoconhecimento nas Relações Humanas, na Unidade Vila Mariana, do Professor Gustavo Oliveira.

No domingo, de tarde às 15 horas, a convite da Presidenta da Federação do Método DeRose de S. Paulo, Profª. Nina de Holanda, darei o Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico, para alunos de complementação pedagógica e instrutores do Método DeRose. O Curso será realizado na sede dessa instituição que fica na Unidade Moema. Para finalizar jantar e convívio para terminar bem o fim de semana!

No dia seguinte será o momento para verificar se as malas estão feitas e se levo comigo tudo aquilo que pretendo, para a meio da tarde ir para o aeroporto de Guarulhos, em S. Paulo, apanhar o voo da TAP, para Lisboa, onde chegarei na 3ª feira, no início da tarde. Daqui a uns dias estarei de volta a Portugal!
António Pereira


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cheguei a S. Paulo


Acabei de chegar a S. Paulo, junto com o amigo e colega Prof. Luis Lopes e a Instª. Marta Lopes, filha do Luis. 

S. Paulo é a capital económica do Brasil e provavelmente de toda a América Latina. É também a cidade onde está a sede central do Método DeRose e onde vive o Comendador DeRose.

Amanhã iremos já para Atibaia, para o Hotel em que será realizado o Festival do Método DeRose de S. Paulo. Este evento contará com 507 participantes de todo o Brasil, Argentina, Portugal, França, Inglaterra, Itália, Espanha, Estados Unidos da América, etc. 

Será com certeza um evento grandioso e marcante para todos os participantes: alunos, instrutores e ministrantes!
António Pereira

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cursos em S. Paulo - Agosto 2011

Estarei na cidade de S. Paulo - Brasil, de 22 a 29 de Agosto, após o Festival do Método DeRose para dar dois Cursos.


O primeiro Curso será no dia 27, sábado, às 15 horas, na Unidade Vila Mariana, sobre o tema O Autoconhecimento nas Relações Humanas. Uma oportunidade para conhecer melhor a equipa de instrutores, os alunos e as novas instalações desta Escola do nosso Método.

Será uma forma de aperfeiçoarmos ainda mais as nossas relações humanas: pessoais e profissionais e aumentar o autoconhecimento.


No dia seguinte, também às 15 horas, darei um curso sobre Aperfeiçoamento Pedagógico, na Federação do Método DeRose de S. Paulo, sediada na Unidade Moema. 

Este é um curso só para instrutores e alunos de Complementação Pedagógica, os quais irão aumentar o conhecimento e a utilização das ferramentas pedagógicas para poderem ensinar e educar ainda melhor.

Além disso haverá o convívio com a egrégora de S. Paulo. Será um fim de semana em cheio!
António Pereira

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Prática na Unidade Vila Olímpia, em S. Paulo


No dia 27 de Agosto de 2011, às 10 horas, irei dar uma prática de ashtánga sádhana, na Unidade Vila Olímpia, em S. Paulo. Será uma boa forma dos participantes conhecerem ainda melhor as Técnicas do Método DeRose, usufruindo de 30 anos de experiência de ensino desta Cultura!
António Pereira


Festival de S. Paulo - 2011


Estarei no Festival do Método DeRose, de S. Paulo, dias 19, 20 e 21 de Agosto de 2011, onde irei dar algumas vivências e depois no fim de semana seguinte, aulas e cursos nas Unidades Vila Olímpia e Vila Mariana e na Federação do Método DeRose de S. Paulo, sediada na Unidade Moema. Será um prazer rever amigos, colegas e alunos!
António Pereira

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lost...


Ontem, à noite, fomos com alguns alunos do Espaço Lifestyle a uma das muitas esplanadas de Lisboa. Aconteceu-nos a mesma coisa de uma outra vez. Eram umas 22:30 quando chegámos à esplanada Lost In. Esperámos uns 10m. para nos deixarem a ementa e o melhor ficou para o fim.

Após termos analisado a lista de possibilidades de comidas e bebidas, aguardámos mais uns 10 minutos. Quando chegou o funcionário, fomos chocantemente surpreendidos pela notícia de que não havia nada para comer, nem uma simples tosta, por já não servirem aquela hora. Estavam completamente perdidos e com a sua perdição perderam alguns clientes: nós.

Uma péssima imagem e um mau serviço à cidade de Lisboa, actualmente cheia de turistas e viajantes, foram dados por este espaço, com um local fabuloso, mas sem ter a capacidade para servir alguma coisa a uma hora razoável, em que ainda se consegue comer em vários locais da cidade. 

Esta mesma situação, já nos tinha ocorrido numa outra noite, em que também fomos para uma esplanada. Neste caso a do jardim de S. Pedro de Alcântara, onde obtivémos a mesma resposta. Em ambos os casos, o grupo levantou-se e procurámos outro local disposto a fazer negócio e a receber o nosso dinheiro.


Ontem após o ocorrido, fomos comprar pedaços de pizza, numa lojinha da R. da Escola Politécnica, que fica antes de se chegar ao jardim do Princípe Real. É uma loja semelhante a muitas que existem, por exemplo, em Roma e onde escolhemos o pedaço do pretendido.

Além da simpatia no atendimento, de nos terem dado um pedaço de pizza romana (com batata) para provarmos, o valor foi bem em conta e a loja fecha somente às 2 horas. Um bom local para comprar pizzas, levar e comer em casa ou na rua.

No nosso caso, depois de cada um escolher o que gostava, levámos a comida e as bebidas para o jardim de S. Pedro de Alcantâra. Aí sentámo-nos a comer, conversar e a contemplar a belíssima vista de Lisboa, na tórrida noite de ontem.

Aprendemos como se pode fazer negócio e como as aparência podem iludir sobre a qualidade de um serviço.
António Pereira

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Olhares de Nyása, de sábado passado: agradecimento especial!


Deixo aqui expresso um agradecimento especial, ao Prof. Luis Lopes, por ter conduzido tão sabiamenrte o último Olhares de Nyása, em que o entrevistado fui eu. À Unidade Boavista - Método DeRose, na pessoa da sua querida Directora, Instrutora Terezinha Dias e sua equipa que preparou tudo com o máximo profissionalismo e carinho.

Agradeço a todos os instrutores e alunos que estiveram presentes e a todos aqueles que posteriormente expressaram pessoalmente o seu reconhecimento, com palavras sinceras e sorrisos brilhantes e aos que me escreveram mensagens de carinho e agradecimento. A todos o meu agradecimento profundo e sincero!
António Pereira

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Será no sábado, o Olhares de Nyása


Será neste sábado, no Porto, na Unidade Boavista - Método DeRose, que se realizará o Olhares de Nyása, em que serei o convidado, neste caso, entrevistado pelo meu amigo, colega e Presidente da Federação do Método DeRose, Prof. Luis Lopes.

Uma oportunidade para ficar a conhecer, além do meu trajecto de três décadas de profissão com o Método DeRose, um pouco da História desta Cultura em Portugal. 

O evento será precedido, por um jantar na mesma escola, para o qual os interessados deverão marcar previamente a sua presença, através de inscrição.

Contamos com a participação de todas as escolas, alunos e instrutores do país. Apareçam porque irá ser um momento bem passado!
António Pereira