sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DeRose Lifestyle Weekend - já em andamento


É hoje o DeRose Lifestyle Weekend. Já está a decorrer a primeira actividade no Espaço Lifestyle. Depois teremos a apresentação do evento e começaremos a preparar-nos para nos dirigirmos para Sagres. 

Em Sagres, no Hotel Baleeira daremos andamento ao restante programa. Vai ser um fim de semana espectacular!

Para o ano há mais. Programe-se com antecedência para participar das poucas vagas que este evento contempla.
António Pereira

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como o tempo passa...

Retirei do blogue do Comendador DeRose um pequeno filme demonstrativo de como a vida é um sopro e como passa rápido.


Para reflectir sobre a importância desta experiência chamada vida, como a aproveitar melhor, usando-a com qualidade e como dedicar mais tempo às pessoas que amamos e ao que nos dá prazer e nos faz crescer como seres humanos.
António Pereira



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hoje é um grande dia


Hoje é um grande dia para o Espaço Lifestyle. Dia em que se oficializa a passagem da Direcção da Escola para o instrutor Eduardo Saldanha. 

É também o dia da prática gregária de mentalização, entre todas as escolas do Método DeRose da região de Lisboa. 

No final faremos uma pequena Cerimónia de Passagem para o Cargo de Director, em que empossarei o Instrutor Eduardo Saldanha com a insígnia branca de Director-Geral, formalizando-o como Director do Espaço Lifestyle, função que exercia como Director Executivo.

Contamos com a presença de todos os nossos alunos e de todos os instrutores e alunos das restantes escolas para engrandecer e enobrecer este momento tão especial para nós, com a energia e felicidade de todos.
António Pereira

terça-feira, 27 de setembro de 2011

DeRose Lifestyle Weekend - um fim de semana enriquecedor


Neste fim de semana, o Espaço Lifestyle realiza o seu 1.º DeRose Lifestyle Weekend, em Sagres. É um evento que valoriza a personalização e convívio entre a Equipa (António Pereira, Eduardo Saldanha e Andrea Miguel Freitas) e os participantes, sendo aberto a poucas vagas e por isso mesmo direccionado a um grupo seleccionado.


A ideia principal é reproduzir uma experiência semelhante à de um ashram (Escola de Filosofia em que os alunos estudam, praticam e trabalham durante um certo período de tempo), proporcionando a cada participante o conhecimento e vivência dos Conceitos e Técnicas do Método DeRose, fortalecendo o sentimento gregário, ao mesmo tempo que se alia o conforto do Hotel Baleeira, com a beleza da paisagem que o circunda.


É um evento aberto aos alunos do Espaço Lifestyle, mas também disponibilizamos algumas poucas vagas para os instrutores e alunos das Escolas Certificadas e Credenciadas do Método DeRose que sejam autorizados e recomendados pelo Director e Monitor da sua Escola.


Não perca, porque vai ser uma experiência fantástica!
António Pereira

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Agradecimento à Unidade Antas

Quero agradecer à equipa da Unidade Antas, do instrutor Eduardo Cirilo, a excelente organização do Curso de Sensibilidade e Autoconhecimento, realizado no sábado passado na cidade do Porto e à fantástica recepção e participação de todo o grupo de participantes.

Ficam aqui alguns testemunhos:

«Este curso vai ter certamente repercussões imediatas na minha vida, dado que o fiz no momento exato que deveria ser feito.»  Marta Sousa - Unidade Antas

«Mostrou-me ou salientou que a libertação da mente e do nosso corpo físico leva-nos muito longe, onde os outros nos impedem de ir... O Curso foi excelente, muito construtivo e agradável.» Alexandra Bessa, engenheira civil.

Até uma próxima!
António Pereira

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hoje Gourmet e Tertúlia Cultural

Hoje realiza-se no Espaço Lifestyle, o Gourmet cuja confecção é da autoria da aluna Susana Cravo, seguido da Tertúlia Cultural. 

Finalmente, hoje os curiosos que me perguntaram qual seria o tema tabú da Tertúlia, lançado no último post, poderão descobrir do que se trata. 

Fica o convite para os alunos que não possam vir ao Gourmet e desejem participar na Tertúlia que apareçam por volta das 22 horas. 

Vai ser bem interessante falar sobre este tema, o qual mexe com os medos e anseios da maioria das pessoas, mas aos trocarmos ideias com certeza iremos abrir outras perspectivas e trazer alguma serenidade à forma como o encaramos.
António Pereira 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tertúlia Cultural no Espaço Lifestyle


Nesta sexta-feira, temos um Gourmet com Tertúlia Cultural, no Espaço Lifestyle, em Lisboa. O Gourmet irá ser cozinhado pela nossa aluna Susana Cravo e pelas indicações do Menú, promete momentos de degustação divinal.

Em relação à Tertúlia (s. f., 1. reunião familiar; 2. Assembleia literária; 3. Agrupamento de amigos), iremos falar sobre um tema controverso e que dá o título de um livro recente (suspense). 

Esse tema é para a maioria das pessoas tabú e até lhes mete uma certa impressão, mas é algo que nos acompanha diariamente e ao longo da vida. Por isso devemos reflectir sobre essa questão, com lucidez e a cabeça livre de preconceitos e medos. 

Acredito que iremos ter uma conversa esclarecedora, promovedora de uma amplitude de consciência e lucidez para todos nós. 

Contamos com a presença de todos os alunos e seus convidados!
António Pereira

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Curso no Porto


Este sábado, dia 24 de Setembro, estarei na cidade do Porto para dar o Curso de Sensibilidade e Autoconhecimento, na Unidade Antas.

Para quem não conheça bem este meu Curso, deixo aqui alguns testemunhos de participantes de uma outra Escola:

«Este é um dos cursos que mais gostei de fazer até este momento. E já foram muitos!» Carlos Cunha, Instrutor do Método DeRose, na Unidade Telheiras 

«Acho que aquilo que senti no final do curso prova o impacto desta vivência... Não parei de sorrir nos 3 dias seguintes!!!» Catarina Silva, aluna no grau de aspirante, na Unidade Telheiras

«Este é para mim sem dúvida um dos melhores cursos do Método DeRose.» Etianette Melo, Instrutora do Método DeRose, na Unidade Telheiras

«Obrigado por me terem dado esta oportunidade, foi sem dúvida uma tarde que vai ficar na minha memória, como algo muito positivo.» Paula Castanheira, aluna no grau de sádhaka, na Unidade Telheiras

Será uma excelente oportunidade para nos divertirmos todos, conhecer melhor os alunos e instrutores da Unidade Antas e estar com a restante Egrégora nortenha.
António Pereira

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um agradecimento!

Ontem ministrei para alunos em formação e Instrutores do Método DeRose, o Curso de Aperfeiçoamento da Avaliação de Formadores (antigo Curso de Preparação para Banca Avaliadora), na Unidade 5 de Outubro - Método DeRose.

Quero agradecer à Directora Pedagógica da Federação, Profª. Letícia Ziebell pela iniciativa e a todos os participantes, especialmente à Profª. Zélia Couto e Santos que assumiu a organização impecável do Curso, da responsabilidade da Federação do Método DeRose de Portugal.
António Pereira

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Para reflectir

«Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.» (by Steve Jobs )

Fantástico pensamento! Penso que só quem tenha passado por uma experiência de pré-morte ou esteja mais perto dela consiga sentir-se completamente identificado, mas é uma abertura de consciência para todos os outros, porque mais cedo ou mais tarde, todos vamos morrer.
António Pereira

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Existem pessoas estranhas


Existem pessoas que não sabem quem são, nem sabem aquilo que querem. Existem pessoas que se desconhecem e por isso gostam de magoar e atacar os outros, com a sua falta de jeito e excesso de mimo. São pessoas que não se conseguem encontrar a si próprias, nem gostam que os outros se encontrem a eles e a outros como eles.

Essas pessoas irão julgar que estas palavras não são para elas, mas para os outros que não precisam delas.

Por isso, essas pessoas gostam de semear a confusão e a discórdia, através da difamação e da sua ignorância sobre o rumo da Vida e sobre as Grandes Verdades Universais. São pessoas que parecem cheias de conteúdo e às quais acabamos por nutrir afecto e carinho, mas que facilmente nos traiem e hostilizam por acharem que elas sabem a Verdade sobre tudo, mesmo sem terem a experiência da vida e a maturidade adquirida com esta.

São pessoas tristes com a sua tristeza e com as suas neuroses cada vez mais neuróticas. São pessoas difíceis consigo próprias e difíceis de descobrirmos como elas são nas primeiras impressões. São pessoas que se infiltram com a sua simpatia, mas que acabam por só se quererem ouvir a elas próprias e discordar de tudo e de todos os que tenham opiniões diferentes das delas.

São pessoas que querem que tudo se adapte a elas, como se fossem o centro do Universo a quem devemos prestar atenção e vassalagem. Tornam-se incomodativas para com quem convivem, os quais passam a desejar que essas pessoas não estejam presentes  e quando o estão evitam manter tanto contacto, por tornarem o ambiente pesado e a sua neurose poder ser contagiosa.

São pessoas que precisam de acompanhamento profissional para poderem ficar melhor consigo próprias e com os outros, mas elas não vão entender estas palavras e ainda as vão considerar ofensivas, mesmo que estas linhas tenham no seu meio carinho e apontem um caminho para essas pessoas se reencontrarem.

Todos nós queremos o melhor para essas pessoas, mas elas não querem o melhor para elas e assim não podemos conviver mais com essas personagens, bastando-nos somente desejar que a vida lhes dê os ensinamentos necessários para se encontrarem a si próprias e poderem ser mais felizes e estáveis.
António Pereira

domingo, 4 de setembro de 2011

O que é o Método DeRose



Para quem não tem uma ideia clara sobre O que é o Método DeRose e mesmo para aqueles que pensam saber bem o que é, fica aqui um texto retirado do blogue do Comendador DeRose e sistematizador deste Método de aperfeiçoamento humano.
Esta é uma forma de todos os nossos amigos, colegas instrutores, alunos, familiares e amigos destes absorverem directamente essa informação do codificador do Método, relembrando algo que já ouviram, mas precisa de ficar mais bem sabido para melhor se informar aqueles com quem travamos contacto e sentem empatia com a nossa maneira de ser e estar no mundo, para que conheçam e venham experimentar e sentir aquilo que propomos com esta Cultura.
O que é o Método DeRose 
O Método DeRose é uma proposta de boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma. Desenvolve altaperformance profissional e desportiva. Algumas das nossas ferramentas são a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, procedimentos para o aprimoramento da descontração emocional e da concentração mental. Tudo isso, em última instância, visando à expansão da consciência e ao autoconhecimento. Nossa casa é um espaço de cultura e bem-estar. Um ambiente onde você poderá participar de palestras, cursos e aulas práticas, tanto em grupo quanto com personal trainer.
Nossa proposta cultural
Segundo o Dicionário Houaiss, cultura significa, entre outras coisas: conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social. Pois bem, Nossa Cultura é uma reeducação comportamental que contempla especialmente a qualidade de vida, o bom relacionamento entre os seres humanos e tudo o que possa estar associado com isso.
Nossa proposta de reeducação comportamental visa a tornar as pessoas melhores, mais polidas, mais viajadas, mais refinadas, mais civilizadas, mais cultas, que aprimorem até sua linguagem e suas boas maneiras. Propomos uma forma mais sensível e amorosa de relacionamento com a família, com o parceiro afetivo, com os amigos, com os subordinados e com os desconhecidos. Recomendamos que eventuais conflitos sejam solucionados elegantemente, sem confrontos. De quebra, ensinamos como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se e cultivar a qualidade de vida, proporcionando condições culturais e sociais para que os jovens se mantenham longe das drogas, do fumo e do álcool. Tudo isso junto, em última análise, conduz ao autoconhecimento.
O Método não serve como terapia
Portadores de problemas psicológicos, psiquiátricos ou neurológicos tendem a piorar com a prática do Método. Também não é recomendado para crianças nem para idosos, nem para gestantes, nem para enfermos.

O Método como instrumento de transformação do mundo
As técnicas aprimoram o indivíduo, porém os conceitos permitem mudar o mundo, criando ondas de choque com as quais o praticante da Nossa Cultura influencia, mediante o exemplo de bons hábitos, primeiro, o círculo familiar; depois, o círculo de amigos e colegas de trabalho, de faculdade, de esporte; por último, o círculo das pessoas com as quais nós cruzamos na nossa vida, inclusive os clientes, os fornecedores e os desconhecidos.
É que as técnicas só beneficiam quem decidiu praticar formalmente o Método, senta e faz os exercícios. Mas esse praticante, quando incorpora os conceitos, contagia os familiares e os amigos que acabam praticando a Nossa Cultura. É o marido ou esposa, é o filho ou o pai, ou o irmão que acha que “ainda” não aderiu ao Método porque não colocou um rótulo, no entanto, já absorveu um life style, um modus vivendi, adotou hábitos, atitudes, comportamentos saudáveis que são o cerne do nosso Método.

Nossa definição de qualidade de vida
Qualidade de vida é relacionar-se de maneira descontraída, ética e responsável com o meio ambiente e o meio sócio-cultural, procurando compartilhar e interagir, agregando sempre generosidade, elegância, respeito e carinho às nossas relações humanas (sociais, profissionais, familiares, afetivas e outras), mediante a adoção de um conjunto de valores que incluem boa cultura, boa civilidade e boa educação.
Qualidade de vida é manter um padrão de gastos dois degraus abaixo do que você ganhar. É residir próximo ao trabalho. É alimentar-se com frugalidade. É conseguir extrair satisfação de todas as coisas. É esbanjar o seu tempo dando atenção aos amigos e aos conhecidos. É dar flores à pessoa amada. É não se deixar abalar pelos percalços da vida. É amar com franqueza e perdoar com sinceridade.
A melhor forma de manifestar o seu reconhecimento pelo nosso trabalho e agradecer aquilo que o Método DeRose lhe tem proporcionado na vida, é divulgar esta Cultura junto dos seus amigos, familiares, colegas e conhecidos. Uma opção para o fazer é promover pequenos encontros - Tertúlias - na sua casa, com os seus amigos, junto com os seus professores e instrutores para estes melhor esclarecerem como funciona este Método. 
António Pereira

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atualize a sua ortografia


Esta semana a revista Visão (usa a nova ortografia há alguns meses) e o semanário Expresso entregam gratuitamente um Guia do Acordo Ortográfico, sobre as novas regras do português que entram em vigor nas Escolas já neste ano letivo.

Aproveite para ficar atualizado com as novas regras e saber aquilo que mudou ou foi alterado na ortografia usada até agora, para não cometer alguma gaffe no futuro próximo. 

Concordemos ou não, queiramos ou não, será esta ortografia que passará a vigorar oficialmente e entrará nos nossos hábitos de escrita e leitura cada vez mais.

Então obtenha a informação básica que necessita nesse pequeno Guia do Acordo Ortográfico disponibilizado por esses dois orgãos de imprensa para ficar com a escrita em dia.
António Pereira