quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Fim de um ciclo de 3 anos!


Passaram três anos, após a conversa que tive algures em Fevereiro ou Março de 2013, no gabinete do Prof. Dr. Jorge Proença, na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona, em que fui desafiado a fazer um Mestrado de Treino Desportivo de Alto Rendimento ou de Sociologia no Desporto.

Após o primeiro impacto pela surpresa do desafio, ao sair da faculdade os pensamentos detiveram-se na memória de ver o meu pai a estudar à noite e aos fins de semana, na perseguição tardia do seu sonho de ser médico que o meu avô não lhe proporcionou porque naquele tempo as coisas eram mesmo assim.  

Chegado a casa fui pesquisar sobre os dois Mestrados sugeridos e optei pelo de Treino Desportivo, devido às matérias a estudar, pelo meu passado de atleta de futebol de salão e de outros desportos colectivos, perspectivas futuras de trabalho com o Yoga, por ter o Prof. Dr. Jorge Proença como director do Mestrado e também conhecer vagamente o Coordenador, o Prof. Dr. Jorge Castelo, com quem no início da década de 1990 tive uma conversa após um treino da equipa sénior de futebol do Sport Lisboa e Benfica, em que ele fazia parte da equipa técnica do treinador Toni.

Tomada a decisão era necessário fazer a candidatura, aguardar a sua aceitação, inscrever-me e esperar o início das aulas em Outubro.


O primeiro ano curricular de aulas do Mestrado em Treino Desportivo de Alto Rendimento, foi um conjunto de várias experiências, sensações, momentos e expansão de conhecimento a vários níveis e o vislumbrar de várias possibilidades e fazer amizades.

Estes três anos foram de muito trabalho, aprendizagem, persistência, humildade, dedicação, pesquisa e ampliação de conhecimentos na área desportiva, humana e do Yoga, porque tive também de aprofundar ainda mais os meus conhecimentos sobre esta filosofia de vida.

Valeu todo o esforço, os momentos de solidão, desespero, vontade de quase desistir e descobrir uma força interna além do que pensava para poder continuar e superar os desafios que a minha Orientadora a Profª. Drª. Susana Veloso me ia colocando para ir aperfeiçoando a construção da Dissertação final.

No dia 9 de Novembro, às 11 horas fiz a defesa do meu Mestrado e terminei com o título de Mestre em Treino Desportivo, Dissertação em Alto Rendimento, com o título "Recuperação Psicológica e Física em Nadadores Através do Yoga". 

Foram três duros anos de várias mudanças pessoais e profissionais, de muito trabalho e estudo, mas valeu a pena ter investido na realização do Mestrado para poder ir ainda mais longe. Missão cumprida!
António Pereira

0 comentários: