terça-feira, 4 de julho de 2017

Revitalize-se nas férias!


Verão é sinónimo de férias e consequentemente de praia, montanha, Natureza no geral, onde há ar Sol, vento, água em movimento, espaços abertos, energia da vegetação que nos recarregam as baterias de vitalidade e jovialidade.

O Yoga ensina-nos que não existe vida e energia sem a bio-energia que em sânscrito se denomina de Prána, a qual tem como fonte principal o Sol e os raios cósmicos provenientes do Universo.

As praias, as montanhas, as grandes massas de água em movimento e a Natureza no geral, são as zonas geográficas onde podemos encontrar maior quantidade de Prána

Por isso, quando nos deslocamos para esses locais ocorre a todos nós um fenómeno de reequilíbrio energético, em que nos primeiros dias ficamos cansados e com uma grande moleza que só nos apetece dormir, ou então o oposto ficamos super excitados e sem sono. 

Em ambos os casos, ao fim de alguns poucos dias o organismo readapta-se ao excesso de Prána, revigora-se, revitaliza-se e ficamos com energia. O Prána pode ser definido como qualquer bio-energia de manifestação biológica ou como a soma total de todas as energias existentes no Universo. 

Com o advento das viagens espaciais, na década de 60 do séc. XX, verificou-se que nos treinos em terra dentro da cápsula espacial com ar fabricado, os astronautas ficavam cansadíssimos, mas quando eles treinavam com o ar da terra isso não acontecia.

Na sequência pesquisou-se a qualidade do ar e chegou-se à conclusão que o ar fabricado era carente de iões negativos, os quais vitalizavam o ar dos astronautas. Na realidade, descobriram o Prána, a energia que vitaliza o ar da terra e que os yogis falavam há milhares de anos, evitando que os astronautas ficassem cansados só por respirarem ar sem iões negativos. 

O Yoga diz-nos que as melhores formas para o nosso corpo absorver essa energia proveniente do Sol,  são a respiração, a alimentação de ordem vegetal e a pele. 

Assim o Yoga desenvolveu e sistematizou o Pránáyáma, a expansão da bio-energia através da respiração, que consiste num conjunto diversificado de técnicas respiratórias com variedade de profundidade, intensidade, ritmo, entre outros aspectos que actuam directamente no Sistema Nervoso e podem gerar vários estados expandidos de consciência.

Deixamos a sugestão para aproveitar melhor as suas férias na praia ou montanha e que se desloque por alguns períodos para a Natureza para se recarregar com a energia desses lugares.

Aproveite essas zonas e esses momentos para fazer respirações profundas, nasais, lentas, silenciosas e conscientes usando o seu diafragma, a respiração abdominal que tem a seguinte regra: ar para dentro, barriga para fora; ar para fora, barriga para dentro.

Enquanto respira desse modo com consciência do que está a fazer, procure visualizar que o ar entra carregado de bio-energia (Prána) e revitaliza todo o seu organismo, faça isso durante alguns minutos e verá como se sentirá com mais força e energia, completamente recuperado e revigorado.

Boas respirações revitalizantes e boas férias para se recarregar!
António Pereira

0 comentários: